Histórias da Outra Margem – Nagai Kafu – Resenha


Eric Silva 

Para o blog Conhecer Tudo.

Tóquio, 1936. Tadasu Oe é um escritor sexagenário, conhecido e saudosista que ocupa parte de seu tempo em idas e vindas pela capital japonesa em busca de inspiração para seu último livro. É durante um de seus passeios que Oe conhece Oyuki, uma moça pobre que abandonou sua vida como gueixa para prostituir-se na zona do bairro de Tamanoi. Logo os dois começam um caso prolongado e, enquanto escreve seu #livro, Oe tira daquela relação o alento para sua solidão e a inspiração para sua literatura.

O livro é o breve relato das incursões de Oe ao bairro que ficava ao leste do rio Sumida, durante o seu romance mal resolvido com Oyuki, e também a descrição do processo de composição e escrita de um romance.

Com um profundo tom intimista e olhos centrado na vida cotidiana e literária de seu narrador, o 6º livro da III Campanha Anual de Literatura é considerado a obra-prima de Nagai Kafu. Um romance curto, nostálgico e pintado sob as cores das estações do ano.

Trata-se de um clássico contemporâneo japonês curto e que se caracteriza pela pouca variação nas ações de seus personagens. É antes de mais nada uma longa conversa do narrador com o leitor e o retrato da vida boêmia toquiota na década de 30, sobretudo da vida das meretrizes das zonas semiperiféricas. A sua intertextualidade é bastante acentuada e se constrói sobretudo com a obra do autor e com sua vida pessoal. Nele são citados ainda fragmentos de textos de outros escritores e poetas.

A escrita é bem estruturada, mas a narrativa não é instigante. Não há sobressaltos nem grandes acontecimentos. O livro como um todo é um monólito de granito formado por muitos grãos (poesias, narrativa, citações, cartas, memórias), mas é, em suma, bastante cotidiano. Ainda assim, é uma leitura fluída.

O desfecho não surpreende, porque o narrador vai dando diversas pistas ao longo dos últimos capítulos. Entretanto, é um final original, porque, não se preocupa em ser “satisfatório”. Oe, ao contrário, nos convida a pensarmos uma outra forma de concluir o seu romance.

Breve, sutil e um pouco monótono, mas de uma qualidade literária indiscutível. Este é Histórias da Outra Margem de Nagai Kafu.




Comentários