Aniquilação – Jeff Vandermeer – Resenha Resumida

Resenhista: Eric Silva, do blog Conhecer Tudo.

Na intrincada e surrealista narrativa de Aniquilação, Vandermeer conta a história da 12ª expedição à Área X, uma enigmática região, onde se desenvolveu misteriosamente uma natureza endêmica e singular. Por anos a área foi mantida isolada e sua administração encaminhada para uma agência governamental clandestina responsável por expedições de reconhecimento para lá enviadas, mas que sempre terminaram de forma trágica.

Na 12ª expedição, 4 mulheres são enviadas, dentre elas a Bióloga, cujo diário narra todo o enredo do livro. O objetivo era realizar atividades de rotina como o mapeamento do terreno, entretanto, em meio a uma teia de intrigas o grupo se depara com os horrores daquela natureza que, no seu âmago, se mostra bizarra, perigosa e traiçoeira.

Aniquilação é o 1º livro da trilogia Comando Sul e faz parte de um subgênero da ficção especulativa chamada Weird Fiction (ficção do estranho). Seguindo fielmente a proposta literária do seu gênero, é uma obra que causa estranhamento. A proposição é criar um enredo sobre o desconhecido, o estranho e o inominado, porém é também um livro mal explicado e de uma introspecção maçante. Sobre o mistério do que de fato é Área X e de como surgiu quase nada é revelado.

Dentro da trama a Bióloga é o único personagem que tem reveladas as suas motivações para participar da expedição. Contudo, em vários capítulos se dá espaço a longas e entediantes passagens em que ela rememora demoradamente sua vida, dando à trama vários momentos de monotonia, ainda que nos ajude a compreender a forma como a Bióloga percebe e se atrai pela Área X.

Concluindo, é um livro que não começa bem a sua trilogia. Ele não te dá a segurança ou uma pista se, no todo, a série conterá uma história verdadeiramente boa, algo que valha a pena o investimento de seu tempo. Se não bastasse, o livro procura ser metafórico sem ser, na verdade, profundo, o que me incomodou bastante. Por fim, o desfecho é confuso e aberto, bastante frustrante por sinal, deixando para o segundo volume da série mais algumas questões a serem reveladas. Questões que não sei sinceramente se terei interesse em desvendar.

Comentários