A Cosmópolis - Quem somos?




Olá,

Como nossa primeira postagem gostaria de falar um pouco sobre o propósito deste blog.

A Cosmópolis nasce como um espaço substitutivo a outro blog que tive anteriormente chamado de Dissertar. 

O Dissertar nasceu com um propósito e acabou não indo muito afrente por conta da minha agenda muito apertada. Na época, seu objetivo era ser um espaço para textos críticos e de opinião que analisariam a sociedade, o trabalho e outros temas importantes e interessantes sobre as dimensões da sociedade, da cultura, da ciência e da política. Infelizmente nesse modelo só escrevi apenas um texto, Trabalho nas Esteiras que analisava dois documentários que havia assistido na época, então o ano de 2014. 

Depois disso o blog entrou em um período de ociosidade de 3 anos quando resolvi aproveitar a domínio, agregando ao objetivo anterior uma outra função: integrar meu trabalho com blogueiro em um único espaço, reunindo textos voltados para minha produção nos meus dois outros blogs: o Conhecer Tudo e o Geographia Mundi (outro blog que está num prolongado período de inatividade).

Contudo o blogueiro que lhes fala não tem renda o suficiente para pagar por um servidor de hospedagem para cada um de seus blogs e as grandes limitações de espaço de anexação de mídias da plataforma da conta gratuita do Wordpress me fez cogitar mudar para o Blogger, plataforma que conheço profundamente, e por extensão, também, suas potencialidades e suas limitações. Mas não discutirei esses pormenores aqui.

A Cosmópolis terá essa mesma função, porém em seu leque de temas ele reunirá outras produções e textos meus sobre literatura, educação, ciência, arte e sociedade, além de produções minhas nos campos científicos em que atuo como professor de geografia e pesquisador da área de educação e ensino. Por isso temas como tecnologia, filosofia e sociologia podem desfilar por esse espaço também.

Em virtude da ampla dimensão temática o nome deste blog é bastante sugestivo.

No dicionário eletrônico Houaiss (2001) Cosmópolis ou cosmópole é uma “cidade caracterizada pela vultosa dimensão e pelo grande número de habitantes, freq. originários dos mais diversos pontos do país ou tb. de outros países”. Significa dizer que cidades como São Paulo e Nova Iorque que abrigam populações extremamente grandes de heterogêneas tanto etnicamente quanto nacionalmente falando, podem ser consideradas como cosmópoles. Eu resolvi de brincar com esse conceito.

Cosmo dá a ideia de universalidade e reunião de elementos distintos e “polis” vem do grego e significa cidade, ou seja, o lugar onde este cosmo se abriga. A Cosmópolis recebeu esse nome então por ser a polis que abrigará um cosmo de uma multiplicidade de diferentes temas alguns não tão próximos de si. Como sou geógrafo e a cidade é um dos espaços por ela estudado, cai como uma luva.

Espero realmente que esse projeto novo dê certo.


Atenciosamente,
Eric Silva

Comentários