A Fórmula Preferida do Professor – Yoko Ogawa – Resenha Resumida


Eric Silva 

Para o blog Conhecer Tudo.

Empregada doméstica agenciada por uma empresa especializada, a narradora deste livro é uma mãe solteira que deixa seu filho sozinho em casa para garantir o sustento. Mas, sua vida conhece uma reviravolta quando passa a trabalhar para um velho professor de matemática incapaz de manter sua memória por mais de 80 minutos.

Nomeado apenas como Professor, o matemático vive recluso em casa, se dedicando apenas a resolver desafios matemáticos de revistas especializadas. Um senhor peculiar e de difícil trato, mas que quando conhece o filho de sua empregada, um garoto de 10 anos por ele apelidado de Raiz, se revela um apaixonado por crianças. No convívio com aquela inusitada figura, com suas roupas repletas de lembretes e sua a incapacidade de memorizar quem são aquelas pessoas, mãe e filho despertam o amor pela matemática e aprende o significado do respeito, da amizade e a importância do cuidado.

5º livro da nossa Campanha Anual de Literatura essa é uma obra delicada e cheia de significados, que enaltece a beleza da matemática, ao mesmo tempo que destrincha as relações humanas de afeto, cuidado e zelo. Um livro sobre laços afetivos, empatia, cumplicidade e amizade, e, por isso, comovente e intimista.

Ogawa nos ensina o quanto o mundo está carente de atenção e de amor, sobretudo as pessoas enfermas, idosas e de difícil trato, e reapresenta a matemática, desmitificando seu lado frio e abstrato e ressaltando sua importância, beleza e brilho. Aqui ela é descrita não só como ciência, mas como forma de linguagem que permitiu criar uma ponte de comunicação e interação entre o Professor e as pessoas ao seu redor.

Os personagens são complexos e únicos, humanos e com uma grande capacidade de demonstrar empatia.

Bem estruturada e leve, a escrita não é cheia nem de descrições excessivas nem de metáforas. A narrativa é linear e segue uma ordem cronológica. É contada sob uma única perspectiva e há uma grande influência emocional da narradora com sua história.

O desfecho é um tanto presumível, mas agrada e não tira a qualidade de uma narrativa escrita com cuidado e com personagens bem desenhados e cativantes. Um livro completo e significativo. Leitura obrigatória.








Comentários